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http://hdl.handle.net/11422/12012
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Intercâmbio estudantil e suas contribuições para o aluno de administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Gomes, Luciana Braga |
Tutor: | Bruno-Faria, Maria de Fátima |
Resumen: | A presente pesquisa tem como objetivo identificar as contribuições do intercâmbio estudantil para o aluno de Administração da Foram revisados artigos científicos sobre o tema, bem como legislação pertinente. Trata-se de pesquisa qualitativa, com emprego das técnicas de análise documental e entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados um representante do setor responsável pelo intercâmbio na UFRJ, e seis alunos do curso de graduação em Administração da UFRJ que passaram pela experiência nos 5 últimos anos. As informações obtidas dos documentos institucionais mostram que 223 acordos de cooperação internacional estavam vigentes em 2017, sendo que 85 destes contemplam intercâmbio, e que de 2011 a 2014, 667 alunos fizeram intercâmbio pelo programa da Universidade. A análise de conteúdo das entrevistas evidenciou as seguintes categorias dentre principais motivações para fazer intercâmbio: busca por desenvolvimento profissional, e realização pessoal. Em relação às expectativas com o intercâmbio e com o andamento do processo de intercâmbio, foram apontadas tanto expectativas positivas, mais relacionadas ao intercâmbio em si, quanto negativas, ligadas ao processo necessário. A relação de dificuldade e ansiedade com a burocracia para o caso de intercâmbio no formato de mobilidade acadêmica também foi descrita pelo representante da UFRJ. Quando perguntados sobre as razões para escolha da instituição e do destino, os entrevistados relataram principalmente o idioma falado no país do intercâmbio e categoria razões financeiras. Quanto às contribuições do intercâmbio para a formação acadêmica as respostas dividiram-se entre: houve contribuição, e contribuição pouco relevante, sendo a maior parte na primeira categoria. Todos os alunos consideraram que o intercâmbio contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal, guardando relação com as categorias: relação com os outros, e, autoconhecimento e autodesenvolvimento. Foram mencionadas muitas dificuldades enfrentadas durante o período de intercâmbio, a maioria correspondendo à categoria de questões culturais, tais como, frieza no tratamento pelo povo do local, xenofobia e racismo. Os alunos consideraram que o intercâmbio traz grandes contribuições, referindo-se à atividade com termos como “engrandecedora” e “enriquecedora”. |
Materia: | Intercâmbio estudantil Mobilidade acadêmica Estudantes de administração Programa de Intercâmbio da UFRJ |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2018 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Administração |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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