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http://hdl.handle.net/11422/12014
Especie: | Dissertação |
Título : | A rede de transporte público como estruturadora de centralidades : análise da cidade do Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Paiva Neto, José Brandão de |
Tutor: | Orrico Filho, Rômulo Dante |
Resumen: | Há um conjunto recente de mudanças nos padrões de viagens das regiões metropolitanas, que apresentam demandas difusas e destinos dispersos, e viagens entre subúrbios ou no sentido centro-periferia ganham força. Portanto, para melhor compreender esses padrões de viagens, serão feitas uma descrição e análise dos deslocamentos internos da população nos territórios metropolitanos, com ênfase na cidade do Rio de Janeiro. Esta dissertação contribuiu por chamar a atenção para outro tipo de abordagem, que olha não para a morfologia do território, mas para como suas diferentes porções se relacionam funcionalmente, a partir dos padrões de deslocamentos dos seres humanos na área em estudo, fazendo uso dos dados de pesquisas origem e destino, e no censo demográfico. Com efeito, revelam-se as principais centralidades da região metropolitana, para então discutir como elas se articulam com as parcelas do território e qual o papel da rede de transporte público no contexto desses fenômenos. Foi descoberto que os métodos propostos apresentam correspondência importante com as abordagens tradicionais e que a análise da área de influência de um centro é fundamental à sua caracterização. De posse desses insumos, pode-se melhor determinar em quais regiões o planejamento de transportes deve focar suas ações, de forma a dar-lhes apropriadas condições de desenvolvimento. |
Resumen: | There is a growing set of changes in the travel patterns of metropolitan regions, which have induced diffused demands and dispersed destinations, as well as travel between suburbs or in the center-periphery direction. Therefore, to better understand these travel patterns, a description and analysis of a population’s internal displacements within metropolitan territories will be made, with emphasis on the city of Rio de Janeiro. This dissertation contributed to draw attention to another type of approach, which looks not at the morphology of the territory, but at how its different portions are functionally related. This work studies the human displacement patterns in the study area, based on origin and destination data, and in the demographic census. In effect, the main centralities of the metropolitan region are revealed, to discuss how they are articulated with the parcels of the territory. It also discusses the role of the transit network in the context of these phenomena. It was found that the proposed methods present important correspondence with the traditional ones and that the analysis of the influence area of a center is paramount to its characterization. Thus, one can better determine in which regions transport planning should focus on their actions, and then give them appropriate development conditions. |
Materia: | centralidades transporte urbano de passageiros |
Materia CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes |
Unidade de producción: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | mar-2018 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Engenharia de Transportes |
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