Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12019
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Glaydston Mattos-
dc.contributor.authorAbreu, Victor Hugo Souza de-
dc.date.accessioned2020-04-24T14:15:56Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:03Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12019-
dc.description.abstractThe network sensors location problem to monitor the vehicles flow has been an object of increasing interest in recent years, due to its relevance to traffic management and control, by providing data for the development of new public policies related to the transport sector and direct government decisions. In this sense, this dissertation presents a mathematical model of sensors location for vehicle counting, installed in road segments, for the problem of vehicle flow estimation between source and destination pairs, which incorporates constraints regarding the number of sensors and lanes observed. In addition, this work proposes an exact algorithm, Branch-and-Cut, and three heuristics that can be incorporated into it to improve computational performance. Based on real data from the Brazilian road network, computational tests were runned to evaluate the behavior of Branch-and-Cut with and without heuristics. The results show that Branch-and-Cut with heuristics provides better solutions in 49.59% of the evaluated scenarios, versus 16.67% of pure Branch-and-Cut.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmodelagem matemáticapt_BR
dc.subjectBranch-and-cut.pt_BR
dc.titleLocalização de sensores de tráfego com limitações quanto ao número de equipamentos e de faixas observadas : técnicas heurísticas e um branch-and-cutpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5759310687521434pt_BR
dc.contributor.referee1Orrico Filho, Rômulo Dante-
dc.contributor.referee2González Silva, Pedro Henrique-
dc.description.resumoO problema de localização de sensores na rede de transporte para monitorar o fluxo de veículos tem sido objeto de crescente interesse nos últimos anos, devido à sua relevância para o gerenciamento e controle de tráfego, ao fornecer dados para desenvolvimento de novas políticas públicas relacionadas ao setor de transportes e direcionar decisões governamentais. Nesse sentido, esta dissertação apresenta um modelo matemático de localização de sensores de contagem de veículos, instalados em segmentos viários, para o problema de estimativa de fluxo de veículos entre pares de origem e destino, que incorpora restrições relativas ao número de sensores e de faixas de tráfego observadas. Além disso, este trabalho propõe um algoritmo exato, Branchand-Cut, e três heurísticas que podem ser incorporadas a ele para melhorar o desempenho computacional. A partir de dados reais da rede rodoviária brasileira, testes computacionais foram realizados para avaliar o comportamento do Branch-and-Cut com e sem as heurísticas. Os resultados mostram que o Branch-and-Cut com as heurísticas fornece melhores soluções em 49,59% dos cenários avaliados, contra 16,67% do Branch-and-Cut puro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Transportes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VictorHugoSouzaDeAbreu.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.