Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12019
Especie: Dissertação
Título : Localização de sensores de tráfego com limitações quanto ao número de equipamentos e de faixas observadas : técnicas heurísticas e um branch-and-cut
Autor(es)/Inventor(es): Abreu, Victor Hugo Souza de
Tutor: Ribeiro, Glaydston Mattos
Resumen: O problema de localização de sensores na rede de transporte para monitorar o fluxo de veículos tem sido objeto de crescente interesse nos últimos anos, devido à sua relevância para o gerenciamento e controle de tráfego, ao fornecer dados para desenvolvimento de novas políticas públicas relacionadas ao setor de transportes e direcionar decisões governamentais. Nesse sentido, esta dissertação apresenta um modelo matemático de localização de sensores de contagem de veículos, instalados em segmentos viários, para o problema de estimativa de fluxo de veículos entre pares de origem e destino, que incorpora restrições relativas ao número de sensores e de faixas de tráfego observadas. Além disso, este trabalho propõe um algoritmo exato, Branchand-Cut, e três heurísticas que podem ser incorporadas a ele para melhorar o desempenho computacional. A partir de dados reais da rede rodoviária brasileira, testes computacionais foram realizados para avaliar o comportamento do Branch-and-Cut com e sem as heurísticas. Os resultados mostram que o Branch-and-Cut com as heurísticas fornece melhores soluções em 49,59% dos cenários avaliados, contra 16,67% do Branch-and-Cut puro.
Resumen: The network sensors location problem to monitor the vehicles flow has been an object of increasing interest in recent years, due to its relevance to traffic management and control, by providing data for the development of new public policies related to the transport sector and direct government decisions. In this sense, this dissertation presents a mathematical model of sensors location for vehicle counting, installed in road segments, for the problem of vehicle flow estimation between source and destination pairs, which incorporates constraints regarding the number of sensors and lanes observed. In addition, this work proposes an exact algorithm, Branch-and-Cut, and three heuristics that can be incorporated into it to improve computational performance. Based on real data from the Brazilian road network, computational tests were runned to evaluate the behavior of Branch-and-Cut with and without heuristics. The results show that Branch-and-Cut with heuristics provides better solutions in 49.59% of the evaluated scenarios, versus 16.67% of pure Branch-and-Cut.
Materia: modelagem matemática
Branch-and-cut.
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
Unidade de producción: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: abr-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia de Transportes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VictorHugoSouzaDeAbreu.pdf1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.