Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12040
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Deveres dos usuários de bibliotecas universitárias de instituições federais de ensino superior brasileiras: implicações jurídico-administrativas da não devolução do material bibliográfico
Autor(es)/Inventor(es): Prado, Paulo César do
Tutor: Sá, Nysia Oliveira de
Resumen: Pesquisa realizada sobre os deveres dos usuários de bibliotecas universitárias de Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras. Examina os deveres com base nos regulamentos internos dessas bibliotecas, bem como a validade jurídica desses regulamentos por meios de um estudo das legislações aplicadas à Administração Pública Federal. O objeto desse estudo é verificar se as bibliotecas universitárias possuem regulamentos e se estes são transformados em portaria ou resolução pela reitoria ou direção da instituição, as quais estão vinculadas. A pesquisa é identificada como documental por meio de material já publicado nas áreas de direito e de biblioteconomia, mais especificamente em gestão administrativa no âmbito das bibliotecas universitárias das IFES brasileiras. Apresenta os critérios para a análise, através de quadros constando a relação de todas as universidades federais brasileiras. A amostra para análise foi definida em 1 biblioteca por região do país, por bibliotecas e por tipologia de sanção com o objetivo de permitir a análise por diferentes aspectos. Analisa as implicações da não devolução do material bibliográfico sob a ótica jurídica. Orienta os profissionais da informação sobre a importância das fontes jurídicas, em virtude de sua importância na área da biblioteconomia.
Materia: Bibliotecas universitárias
Legislação
Validade jurídica
Administração pública
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 11-dic-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PCPrado.pdf276.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.