Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12078
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Atividades de extensão universitária : Portal da Transparência como fonte de vantagem competitiva para empresas do setor farmacêutico
Autor(es)/Inventor(es): Stob, Pedro Azeredo Coutinho
Orientador: Malin, Ana Maria Barcellos
Resumo: Esta pesquisa objetiva entender como o Portal da Transparência pode ser utilizado como uma fonte de dados para que as empresas do setor farmacêutico obtenham vantagem competitiva frente aos seus concorrentes ao vender para o governo. Para tal, foi realizada, inicialmente, uma revisão bibliográfica sobre os principais aspectos relacionados ao tema. A seguir, utilizou-se uma abordagem de entrevistas com gerentes, diretores e proprietários de empresas do setor farmacêutico no Brasil, realizadas entre os dias 1o de outubro até 18 de outubro remotamente, com roteiros semiestruturados. Foram entrevistados 15 profissionais dentre os cargos mencionados acima. Observou-se que o Portal da Transparência pode ser utilizado como uma fonte de dados para obter vantagem competitiva no mercado de vendas para o governo, sendo responsável por muitas vitórias em licitações.
Palavras-chave: Inteligência competitiva
Indústria farmacêutica
Porta da Transparência
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 28-Nov-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PACStob.pdf172.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.