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dc.contributor.advisorBittencourt, Renato Nunes-
dc.contributor.authorSouza, Larissa de Lourdes Mafra de-
dc.date.accessioned2020-05-03T21:41:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:05Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12080-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectIgualdade de gêneropt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.titleEstratégias adotadas para aumentar a representatividade feminina : estudo de caso de uma multinacional francesapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5173102478506111pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo trazer a reflexão em relação a representatividade feminina e participação ativa das mulheres nas organizações bem como as ações adotadas por uma multinacional francesa do setor industrial para inseri-las de forma equitativa e efetiva em todos os cargos e áreas da organização. No decorrer deste trabalho serão apresentados os principais desafios encontrados pela mulher contemporânea em relação a sua participação no mercado de trabalho, as questões históricas e as heranças sócio-culturais. A análise dos relatórios de sustentabilidade da empresa estudada, mostram que existem ações para aumento da participação em cargos de liderança e as mulheres que compõem a organização se sentem acolhidas e representadas, porém, somente 18% do total de funcionários são mulheres. Quando olhamos para a área operacional, o gênero feminino possui apenas 12% do total de funcionários. As pesquisas de censo demográfico apontam que as mulheres academicamente estão mais desenvolvidas que os homens, a análise dos relatórios relacionados a escolaridade da empresa estudada, reforçam isso e mostram que as mulheres são mais qualificadas que os homens e compõem a maioria do efetivo nos escritórios. Ainda sim, é possível observar um discurso machista onde elas são maioria. Portanto, essa pesquisa visa contribuir para o aumento da participação feminina nas empresas do setor industrial, trazer uma reflexão sobre o machismo no ambiente organizacional e ampliar os estudos sobre o tema associado ao segmento industrial no âmbito acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Administração

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