Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12080
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estratégias adotadas para aumentar a representatividade feminina : estudo de caso de uma multinacional francesa
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Larissa de Lourdes Mafra de
Orientador: Bittencourt, Renato Nunes
Resumo: O presente estudo tem como objetivo trazer a reflexão em relação a representatividade feminina e participação ativa das mulheres nas organizações bem como as ações adotadas por uma multinacional francesa do setor industrial para inseri-las de forma equitativa e efetiva em todos os cargos e áreas da organização. No decorrer deste trabalho serão apresentados os principais desafios encontrados pela mulher contemporânea em relação a sua participação no mercado de trabalho, as questões históricas e as heranças sócio-culturais. A análise dos relatórios de sustentabilidade da empresa estudada, mostram que existem ações para aumento da participação em cargos de liderança e as mulheres que compõem a organização se sentem acolhidas e representadas, porém, somente 18% do total de funcionários são mulheres. Quando olhamos para a área operacional, o gênero feminino possui apenas 12% do total de funcionários. As pesquisas de censo demográfico apontam que as mulheres academicamente estão mais desenvolvidas que os homens, a análise dos relatórios relacionados a escolaridade da empresa estudada, reforçam isso e mostram que as mulheres são mais qualificadas que os homens e compõem a maioria do efetivo nos escritórios. Ainda sim, é possível observar um discurso machista onde elas são maioria. Portanto, essa pesquisa visa contribuir para o aumento da participação feminina nas empresas do setor industrial, trazer uma reflexão sobre o machismo no ambiente organizacional e ampliar os estudos sobre o tema associado ao segmento industrial no âmbito acadêmico.
Palavras-chave: Feminismo
Igualdade de gênero
Mercado de trabalho
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LLMSouza.pdf260.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.