Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12084
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O mercado editorial brasileiro de obras gerais e a importância da administração
Autor(es)/Inventor(es): Vilaça, Gabriel Rezende Baptista
Orientador: Coutinho, Luciano Rodrigues de Souza
Resumo: Esta monografia busca compreender os principais desafios enfrentados pelas editoras de obras gerais, principalmente no âmbito organizativo. Para isso, apresenta um panorama econômico e social brasileiro, destacando o poder de compra das famílias na última década com foco nos seus reflexos para o mercado editorial. Também aborda ações do governo relacionados à cultura e ao aumento da leitura para a população, como o PNLL e PNBE. Apresenta os hábitos de leitura da população brasileira traçando o perfil do leitor. Analisa o mercado brasileiro com foco no segmento de obras gerais, identificando os motivos para o desempenho atual deste mercado. Considera a atuação dos administradores na perspectiva da Abordagem Clássica da Administração e seus principais autores. Por fim, confirma, através de trabalhos publicados e entrevista de editores, as principais dificuldades enfrentadas por suas editoras.
Palavras-chave: Mercado editorial brasileiro
Editores e editoras
Administração
Economia social
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRBVilaça.pdf350.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.