Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12099
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Principais estratégias de marketing no mercado de vestuário de luxo no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Franklin, Julia Salvatore
Advisor: Bittencourt, Renato Nunes
Abstract: O mercado de luxo é um mercado que movimenta trilhões de euros e continuou a crescer independente da crise econômica instaurada em 2007 no Brasil. Por conta das suas especificidades, difere no que tange as estratégias de marketing convencionais, gerando curiosidade e necessidade de um estudo especifico. Levando em consideração o referido mercado, buscou-se com esse trabalho, elencar as principais estratégias de marketing utilizadas no mercado de vestuário de luxo no Brasil nos últimos cinco anos, confrontando-as com a percepção e as decisões de consumo por parte do consumidor final. Para atingimento desse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para elencar as principais estratégias de marketing utilizadas segundo a literatura existente e posteriormente foi realizada uma pesquisa qualitativa para testar quais dessas estratégias de marketing são percebidas e afetam o comportamento do consumidor. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de entrevistas pessoais utilizando um roteiro semiestruturado dividido por elementos do mix de marketing. Foram entrevistados 9 indivíduos residentes das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Após transcrição do conteúdo das entrevistas, os resultados foram analisados tendo em vista os objetivos. O trabalho tem como premissa de que as informações providas são verdadeiras e retratam a realidade. Os objetivos traçados foram todos obtidos com êxito e ainda se descobriu um mercado paralelo propiciado por uma estratégia de marketing mapeada.
Keywords: Mercado de luxo
Comportamento do consumidor
Estratégias de marketing
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSFranklin.pdf276.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.