Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12111
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Sérgio Luiz Baptista da | - |
dc.contributor.author | Zaudenone, Daniele de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-05T21:22:03Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:19Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12111 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Língua francesa | pt_BR |
dc.title | O uso brasileiro e francês do livro didático no ensino fundamental e médio – um estudo comparativo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0028737125113983 | pt_BR |
dc.description.resumo | Investiga o uso do livro didático de língua estrangeira. Trata-se de um estudo comparativo entre o emprego brasileiro e o francês deste recurso tão presente nas salas de aula. O trabalho faz um recorte das possíveis razões pelas quais se poderia explicar a aplicação do livro didático de forma mais concisa no Brasil – se comparado do seu uso na França. A organização da pesquisa se dá em duas seções sendo a primeira a maior e aquela na qual expõe-se a bibliografia distribuída em dois grandes tópicos: o histórico do uso do livro didático e também a problemática do letramento crítico. É nesta seção que são levantados os apontamentos, incentivos e desencorajamentos jurídicos a determinadas práticas no magistério. Junto a isto, um histórico da tradição docente também é abordado. A visão teórica é discorrida com aporte em diversos pensadores da educação, dentre eles Freire (1996), Pimenta (2002) e Rojo (2012). Já a segunda seção visa elucidar a bibliografia com relatos de experiências vividas no estágio obrigatório para licenciatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ainda as experiências do programa assistant de langue promovido pelo governo francês. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Francês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DSZaudenone.pdf | 353.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.