Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12111
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O uso brasileiro e francês do livro didático no ensino fundamental e médio – um estudo comparativo |
Author(s)/Inventor(s): | Zaudenone, Daniele de Souza |
Advisor: | Silva, Sérgio Luiz Baptista da |
Abstract: | Investiga o uso do livro didático de língua estrangeira. Trata-se de um estudo comparativo entre o emprego brasileiro e o francês deste recurso tão presente nas salas de aula. O trabalho faz um recorte das possíveis razões pelas quais se poderia explicar a aplicação do livro didático de forma mais concisa no Brasil – se comparado do seu uso na França. A organização da pesquisa se dá em duas seções sendo a primeira a maior e aquela na qual expõe-se a bibliografia distribuída em dois grandes tópicos: o histórico do uso do livro didático e também a problemática do letramento crítico. É nesta seção que são levantados os apontamentos, incentivos e desencorajamentos jurídicos a determinadas práticas no magistério. Junto a isto, um histórico da tradição docente também é abordado. A visão teórica é discorrida com aporte em diversos pensadores da educação, dentre eles Freire (1996), Pimenta (2002) e Rojo (2012). Já a segunda seção visa elucidar a bibliografia com relatos de experiências vividas no estágio obrigatório para licenciatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ainda as experiências do programa assistant de langue promovido pelo governo francês. |
Keywords: | Livro didático Material didático Ensino de língua estrangeira Letramento Língua portuguesa Língua francesa |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2020 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Francês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DSZaudenone.pdf | 353.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.