Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12158
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBittencourt, Renato Nunes-
dc.contributor.authorFernandes, Winny Ferreira-
dc.date.accessioned2020-05-07T18:10:12Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:47Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12158-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÉtica empresarialpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleO preço da moral : análise sobre a influência da ética empresarial e da responsabilidade social no comportamento do consumidorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5173102478506111pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata-se de um estudo com revisão bibliográfica, cujo objetivo foi analisar na literatura nacional e estrangeira produções científicas sobre a relação de ética empresarial e responsabilidade social como fatores de influência na tomada de decisão dos consumidores. Foi realizado um estudo bibliográfico com análises de publicações cientificas em revistas e congressos, dissertações e livros no período de 1988 a 2015. Porém, o material com pesquisas já realizadas sobre a relação dos construtos apresentados varia dos anos de 2003 a 2015. Como resultado de pesquisa, concluiu-se que apesar de não haver uma indicação de consenso sobre a real relação entre os construtos, é possível afirmar que existe uma propensão do consumidor em considerar atitudes empresariais como um fator na tomada de decisão de compra, ou seja, tendência a recompensar ou punir a empresa por seus atos. Essa conclusão partiu do fato que dentre 9 pesquisas analisadas, somente 2 afirmaram não existir relação entre os construtos, enquanto que o restante indica que há uma relação direta ou indireta entre ambos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WFFernandes.pdf387.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.