Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12158
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O preço da moral : análise sobre a influência da ética empresarial e da responsabilidade social no comportamento do consumidor
Autor(es)/Inventor(es): Fernandes, Winny Ferreira
Tutor: Bittencourt, Renato Nunes
Resumen: Este trabalho trata-se de um estudo com revisão bibliográfica, cujo objetivo foi analisar na literatura nacional e estrangeira produções científicas sobre a relação de ética empresarial e responsabilidade social como fatores de influência na tomada de decisão dos consumidores. Foi realizado um estudo bibliográfico com análises de publicações cientificas em revistas e congressos, dissertações e livros no período de 1988 a 2015. Porém, o material com pesquisas já realizadas sobre a relação dos construtos apresentados varia dos anos de 2003 a 2015. Como resultado de pesquisa, concluiu-se que apesar de não haver uma indicação de consenso sobre a real relação entre os construtos, é possível afirmar que existe uma propensão do consumidor em considerar atitudes empresariais como um fator na tomada de decisão de compra, ou seja, tendência a recompensar ou punir a empresa por seus atos. Essa conclusão partiu do fato que dentre 9 pesquisas analisadas, somente 2 afirmaram não existir relação entre os construtos, enquanto que o restante indica que há uma relação direta ou indireta entre ambos.
Materia: Ética empresarial
Comportamento do consumidor
Responsabilidade social
Marketing
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
WFFernandes.pdf387.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.