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dc.contributor.advisorDuarte, Francisco José de Castro Moura-
dc.contributor.authorSales, Rodrigo Lacerda-
dc.date.accessioned2020-05-08T13:18:53Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:47Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12169-
dc.description.abstractThe general objective of this study is to analyze the trajectory of the graduated Small Technology-Based Firms (STBFs) in relation to the commercialization and the difficulties faced by these enterprises to insert their innovations in the market. The central questions of the research were: What are the main difficulties faced by LDPEs in offering their new products and services to the market? What are the reasons for these difficulties? What is the role of the incubator in supporting the commercialization of innovations throughout the incubation period? A multiple case study method was used to analyze 10 small technology-based firms graduated from a Brazilian incubator. The results show that small technology-based firms face difficulties when commercializing their innovations for two reasons. (1) sales efforts and contacts with customers were made late, and (2) they did not develop and build commercialization expertise, specifically identifying a niche of the market and considering the initial and potential customers to be able to develop a viable business model, using their networks of contacts effectively.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComercializaçãopt_BR
dc.subjectInovaçõespt_BR
dc.titleO processo de comercialização de inovações : o caso de pequenas empresas de base tecnológica graduadas em uma incubadora brasileirapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9967125649310965pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7376326070609646pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Maculan, Anne Marie-
dc.contributor.referee1Fonseca, Marcus Vinícius de Araújo-
dc.contributor.referee2Hasenclever, Lia-
dc.contributor.referee3Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves-
dc.contributor.referee4Renault, Thiago Borges-
dc.description.resumoO objetivo geral deste estudo é analisar a trajetória das PEBTs graduadas em relação à comercialização e as dificuldades enfrentadas por esses empreendimentos para inserir suas inovações no mercado. As questões centrais da pesquisa foram: Quais as principais dificuldades as PEBTs enfrentam na hora de oferecer seus novos produtos e serviços ao mercado? Que razões estão na origem dessas dificuldades? Qual o papel da incubadora no apoio à comercialização das inovações ao longo do período de incubação? O método estudo de casos múltiplos foi utilizado para analisar dez PEBTs graduadas em uma incubadora brasileira. As PEBTs passam por algumas dificuldades ao comercializarem suas inovações por duas razões principais: (1) os esforços de venda e contatos com os clientes foram realizados tardiamente, e (2) não desenvolveram e construíram competência em comercialização, especificamente identificando um nicho de mercado e considerando os clientes iniciais e potenciais para poder desenvolver um modelo de negócio viável, usando suas redes de contatos efetivamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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