Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12180
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O momento é agora : aspectos do uso da análise de dados em tempo real na tomada de decisão sob ambientes complexos e incertos
Autor(es)/Inventor(es): Peixoto, João Ricardo Soares
Orientador: Westenberger, Henrique
Resumo: O mundo hoje está tão abundante de informações que a mente humana não consegue processar tudo o que lhe é exposto. Dentro do contexto organizacional, isso pode levar a perder uma informação essencial para basear uma boa tomada de decisão. Sem estruturas de apoio, que entreguem informações a tempo suficiente e de qualidade para que evite a ambiguidade na tomada de decisão, as organizações não irão sobreviver a um mundo complexo e cheio de incertezas, o VUCA. Esta pesquisa procura mostrar as confluências entre o mundo VUCA, tomada de decisão e análise de dados em tempo real para que se tenha uma estrutura adequada para colher as melhores informações e tomar as melhores decisões. A metodologia utilizada nesta pesquisa possui natureza descritiva quanto aos seus fins, expondo as características de cada objeto de estudo para que se pudesse evidenciar as confluências dos mesmos, podendo assim realizar conclusões sobre as mesmas. A pesquisa bibliográfica foi utilizada para coletar os dados aqui expostos, com a coleta de dados sendo realizada em artigos hospedados em bibliotecas virtuais como Emerald Insight, Google Scholar e Research Gate, além de livros publicados no Brasil e no exterior. Como resultado, pode-se entender que a falta de informação sobre os componentes do mundo VUCA, principalmente caso não estejam bem descritos em relação ao seu contexto em específico, é um agressor ao desempenho organizacional, enquanto entender que é necessária uma mudança cultural aos colaboradores de uma organização para que utilizem sistemas de análise de dados em tempo real para apoiar suas decisões junto a um comportamento ágil para lidar com a volatilidade hoje apresentada são passos positivos para a boa performance organizacional perante um mundo VUCA.
Palavras-chave: Tomada de decisão
Big data
Mundo VUCA
Análise de dados
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JRSPeixoto.pdf657.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.