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http://hdl.handle.net/11422/12211
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Coutinho, Luciano Rodrigues de Souza | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Evellyn de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-12T13:51:13Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:06Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12211 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Administração pública | pt_BR |
dc.subject | Universidade pública federal | pt_BR |
dc.subject | Graduação | pt_BR |
dc.subject | Reforma administrativa | pt_BR |
dc.title | A importância da administração pública nos cursos de graduação em administração das universidades federais do estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0184738042395907 | pt_BR |
dc.description.resumo | A história da administração pública, seus traços e suas reformas sofridas imprimiram marcas profundas à noção de Estado que se tem hoje e impactaram a própria caracterização do curso de administração e sua dinâmica. Atualmente, o ensino da administração se divide em dois ramos: administração pública e administração privada (ou só administração). O presente trabalho teve como objeto de estudo as grades curriculares e as ementas dos cursos de administração das universidades federais do estado do Rio de Janeiro. Buscou-se, assim, analisar quanti-qualitativamente, dentro desse universo, a presença e importância da disciplina de Administração Pública (AP), e outras a ela correlatas, nos referidos cursos de graduação. Observou-se que apenas 25% dos 8 cursos de administração analisados contêm AP como disciplina obrigatória. Se for levado em consideração o somatório de todas as disciplinas ofertadas nesses cursos, vê-se que as disciplinas que tratam AP de forma ampla representam menos de 1% desse total, enquanto suas correlatas não chegam a 7%. Face ao exposto, pode-se observar que a AP tem sido colocada à margem do ensino nas graduações de administração das universidades públicas federais do estado do Rio de Janeiro. Dessa forma, espera se que este trabalho sirva para ampliar o debate sobre o tema e possibilitar que, cada vez mais, os gestores pedagógicos dos cursos de administração reflitam sobre a necessidade de incorporação da dimensão pública nos cursos que lhe competem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração |
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