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dc.contributor.advisorCoutinho, Luciano Rodrigues de Souza-
dc.contributor.authorRodrigues, Evellyn de Souza-
dc.date.accessioned2020-05-12T13:51:13Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:06Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12211-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectUniversidade pública federalpt_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subjectReforma administrativapt_BR
dc.titleA importância da administração pública nos cursos de graduação em administração das universidades federais do estado do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0184738042395907pt_BR
dc.description.resumoA história da administração pública, seus traços e suas reformas sofridas imprimiram marcas profundas à noção de Estado que se tem hoje e impactaram a própria caracterização do curso de administração e sua dinâmica. Atualmente, o ensino da administração se divide em dois ramos: administração pública e administração privada (ou só administração). O presente trabalho teve como objeto de estudo as grades curriculares e as ementas dos cursos de administração das universidades federais do estado do Rio de Janeiro. Buscou-se, assim, analisar quanti-qualitativamente, dentro desse universo, a presença e importância da disciplina de Administração Pública (AP), e outras a ela correlatas, nos referidos cursos de graduação. Observou-se que apenas 25% dos 8 cursos de administração analisados contêm AP como disciplina obrigatória. Se for levado em consideração o somatório de todas as disciplinas ofertadas nesses cursos, vê-se que as disciplinas que tratam AP de forma ampla representam menos de 1% desse total, enquanto suas correlatas não chegam a 7%. Face ao exposto, pode-se observar que a AP tem sido colocada à margem do ensino nas graduações de administração das universidades públicas federais do estado do Rio de Janeiro. Dessa forma, espera se que este trabalho sirva para ampliar o debate sobre o tema e possibilitar que, cada vez mais, os gestores pedagógicos dos cursos de administração reflitam sobre a necessidade de incorporação da dimensão pública nos cursos que lhe competem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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