Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12217
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBittencourt, Renato Nunes-
dc.contributor.authorSacagami, Gabriel Diniz-
dc.date.accessioned2020-05-12T18:19:50Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:06Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12217-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketing 4.0pt_BR
dc.subjectSociedade de controlept_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectTecnologias da informaçãopt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.titleSociedade 4.0: o marketing como tecnologia de poder na ciberculturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5173102478506111pt_BR
dc.description.resumoA Internet revolucionou a dinâmica da sociedade, onde o tempo foi reduzido ao instantâneo e a distância se tornou inexistente. Diante de uma sociedade altamente conectada, cada vez mais as relações sociais são fundamentadas através da Internet. O fluxo informacional através do ciberespaço nunca foi tão grande, onde cada clique, cada comentário, cada curtida, cada palavra é armazenada nas nuvens da Internet. Diante da nova configuração em torno da rede, as tecnologias da informação, como big data, inteligência artificial, computação em nuvem e mineração de dados, são vendidas como promessas para o futuro. Sob a tutela do Marketing 4.0, as empresas adotam as estratégias que refletem o novo capitalismo em torno do ciberespaço, onde os dados são o novo petróleo da economia. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar que esta visão é resultado de uma ideologia capitalista que se disfarça através de uma narrativa evolutiva natural da economia e que o marketing contemporâneo se torna uma interface do poder dentro da sociedade de controle.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GDSacagami.pdf366.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.