Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12217
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Sociedade 4.0: o marketing como tecnologia de poder na cibercultura
Autor(es)/Inventor(es): Sacagami, Gabriel Diniz
Tutor: Bittencourt, Renato Nunes
Resumen: A Internet revolucionou a dinâmica da sociedade, onde o tempo foi reduzido ao instantâneo e a distância se tornou inexistente. Diante de uma sociedade altamente conectada, cada vez mais as relações sociais são fundamentadas através da Internet. O fluxo informacional através do ciberespaço nunca foi tão grande, onde cada clique, cada comentário, cada curtida, cada palavra é armazenada nas nuvens da Internet. Diante da nova configuração em torno da rede, as tecnologias da informação, como big data, inteligência artificial, computação em nuvem e mineração de dados, são vendidas como promessas para o futuro. Sob a tutela do Marketing 4.0, as empresas adotam as estratégias que refletem o novo capitalismo em torno do ciberespaço, onde os dados são o novo petróleo da economia. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar que esta visão é resultado de uma ideologia capitalista que se disfarça através de uma narrativa evolutiva natural da economia e que o marketing contemporâneo se torna uma interface do poder dentro da sociedade de controle.
Materia: Marketing 4.0
Sociedade de controle
Ciberespaço
Tecnologias da informação
Ideologia
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GDSacagami.pdf366.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.