Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12238
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Perda linguística de tempo e aspecto no envelhecimento saudável
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Jean Carlos da Silva
Tutor: Martins, Adriana Leitão
Resumen: As pesquisas que enfocam o processo do envelhecimento e sua influência sobre a expressão linguística dos idosos têm sido foco de diversos trabalhos na psicologia e na linguística. Esses estudos indicam que as alterações linguísticas podem incidir sobre diversos níveis da linguagem, como o fonético, o sintático, o semântico e o pragmático. No entanto, não parece haver um consenso quanto à origem desses problemas linguísticos, se decorrentes de um comprometimento no módulo essencialmente linguístico ou em módulos não-linguísticos. Este trabalho se dedica à análise da expressão das categorias sintáticas de tempo e aspecto. Compreende-se que a análise de fenômenos sintáticos pode contribuir para a elucidação da origem do déficit linguístico encontrado na fala dos idosos, uma vez que a presença de um comprometimento sintático dissociado de um comprometimento conceptual pode indicar um déficit essencialmente linguístico. Dessa forma, investigou-se, neste trabalho, se as categorias de tempo e aspecto estavam preservadas ou comprometidas no conhecimento de idosos saudáveis falantes nativos do português brasileiro. Para tanto, foram selecionados dez sujeitos idosos para participarem da pesquisa, que foi dividida em três etapas. A primeira consistia na aplicação da versão feita para o português do Mini-Exame do Estado Mental, elaborada por Caramelli & Nitrini (2000), a segunda, na aplicação de um Teste de Ordenamento Sequencial de Eventos, elaborado por Nespoli (2013), e a terceira, na aplicação de um teste linguístico de preenchimento de lacunas, desenvolvido para este estudo. Os resultados dos testes indicaram que a expressão linguística de tempo e aspecto pode ser afetada no processo de envelhecimento saudável. Discutimos que o problema encontrado na expressão linguística parece ser decorrente de um comprometimento no módulo essencialmente linguístico.
Materia: Longevidade
Envelhecimento
Transtornos da linguagem
Sintaxe
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GOMES, J. C. S. Perda linguística de tempo e aspecto no envelhecimento saudável. 2021. 50f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Letras – habilitação português/espanhol) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Letras - Espanhol

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JCSGomes.pdf554.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.