Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12251
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O discurso de responsabilidade social e sustentabilidade nos relatórios da administração de empresas do setor petroquímico : um estudo da Braskem S.A
Autor(es)/Inventor(es): Nobre, Yasmin Nunes
Orientador: Ferreira, Daniela Abrantes
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo com a empresa petroquímica Braskem buscando identificar se o discurso de responsabilidade social corporativa (RSC) e sustentabilidade exposto dentro dos Relatórios da Administração da mesma está em conformidade com as reportagens publicadas na mídia acerca das práticas da organização. Para isso, foram analisados os relatórios publicados de 2009 a 2017 e reportagens coletadas através de palavras-chave. Em seguida realizou-se uma análise de discurso, a fim de identificar possíveis congruências e disparidades existentes entre os discursos. Os resultados foram apresentados através da categorização e seleção das principais práticas de RSC e sustentabilidade que integravam os relatórios e o cruzamento dos pontos principais das reportagens selecionadas. Ao final da pesquisa, concluímos que a Braskem, apesar de se enquadrar dentro de um setor de grande potencial de destruição ambiental, vem construindo uma imagem forte ligada às práticas de RSC e sustentabilidade e o discurso apresentado ao público vem sendo reconhecido pela mídia.
Palavras-chave: Braskem S.A
Responsabilidade social
Sustentabilidade
Setor petroquímico
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YNNobre.pdf382.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.