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dc.contributor.advisorSzklo, Alexandre Salem-
dc.contributor.authorGomes, Pedro Aguiar-
dc.date.accessioned2020-05-21T11:38:44Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:07Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12276-
dc.description.abstractNatural gas requires the implementation of a specific and costly infrastructure for the adequate management from production units to end-user. Therefore, natural gas value chain benefits from economic of scale. However, empirical observations from oil and gas megaprojects sector indicate that construction delays and costs overrun are common, which questions the economy of scale assumption. In this context, small-scale liquefied natural gas (LNG) value chain emerge as an option that could enable the monetization of stranded onshore gas resources, transportation of gas over long distances and competition with residual fuel oil in the industrial sector. This study analyzes small scale LNG under three different perspectives. From the producer’s perspective, it shows that monetization of onshore resources is feasible only for associated natural gas. From a transportation perspective, small scale LNG is the most competitive solution to transport gas in distances above 900 km, when compared to high-pressure pipelines. However, this distance can change due to delays and overrun costs in pipelines. Finally, the conversion of industrial consumers is feasible for the small scale LNG chain supplied by the transshipment of LNG from the traditional large-scale LNG chain.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGNL em pequena escalapt_BR
dc.subjectSobrecustos e atrasopt_BR
dc.titleAvaliação das oportunidades do gás natural liquefeito em pequena escala no Brasil sob as perspectivas do produtor, transportador e do onsumidor finalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5314056414907898pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4299413772355375pt_BR
dc.contributor.referee1Schaeffer, Roberto-
dc.contributor.referee2Alves, Flavia Chaves-
dc.description.resumoO gás natural requer a implantação de infraestrutura específica e de alto custo fixo para a adequada operação de acondicionamento e movimentação desde as unidades de produção até o consumidor final. Assim, os elos da cadeia tendem a se beneficiar de economias de escala. Porém, observações empíricas de megaprojetos do setor de óleo e gás apontam que atrasos e sobrecustos são usuais, o que compromete a escala. Neste contexto, projetos em pequena escala de liquefação e transporte de gás natural (GNL) surgem como alternativas que poderiam viabilizar a monetização de recursos de gás em terra, o transporte em longas distâncias e a competição com o óleo combustível no setor industrial. Este estudo analisa esta opção sob três diferentes óticas. Sob a ótica do produtor, ele mostra que a monetização de recursos em terra é viável apenas para gás natural associado. Sob a ótica do transportador, o GNL em pequena escala é o modal de transporte mais competitivo para distâncias superiores a 900 km em relação aos gasodutos de transporte de alta pressão. Contudo, esta distância pode se alterar diante de atrasos e sobrecustos nos gasodutos. Por fim, a conversão de consumidores industriais é viável para a cadeia de GNL em pequena escala abastecido a partir do transbordo do combustível importado na cadeia tradicional de grande escala de GNL.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Planejamento Energéticopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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