Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12288
Especie: Tese
Título : Otimização de métricas de rede de operadora de telecomunicações com roteamento por segmentos e engenharia de tráfego
Autor(es)/Inventor(es): Silvério, Antonio José
Tutor: Campista, Miguel Elias Mitre
Tutor : Costa, Luís Henrique Maciel Kosmalski
Resumen: Atualmente, dentre os principais problemas das operadoras de telecomunicações estão a administração e a configuração de uma grande quantidade de túneis nos roteadores de borda e de núcleo de redes IP/MPLS. A quantidade de túneis resulta no aumento de estados por fluxo nos roteadores, na complexidade de manutenção de protocolos de controle e otimização dos recursos de rede, com diferentes métricas. Neste cenário, mudanças dinâmicas e falhas na rede exigem constante planejamento e reconfiguração manual de túneis, para controle do encaminhamento do tráfego de forma previsível. Nesse contexto, o roteamento por segmentos é uma tecnologia que permite a simplificação do roteamento e a configuração dessas redes. O roteamento por segmentos é realizado através da combinação de segmentos que compõe um caminho para atender demandas de tráfego, no entanto, segmentos podem ser reaproveitados, diminuindo a quantidade de estados na rede. Assim, nesta tese formula-se um problema de otimização em duas etapas, considerando uma rede de backbone com roteamento por segmentos e engenharia de tráfego. O modelo tem a finalidade de distribuir os fluxos considerando a carga nos enlaces e diferentes parâmetros de engenharia de tráfego estabelecidos pela operadora, minimizando a quantidade de estados ou segmentos por roteador. Resultados baseados em exemplos reais são apresentados, demonstrando-se os benefícios do modelo em relação ao estado da arte das propostas de modelagem de roteamento por segmentos, como o tratamento de múltiplas métricas de rede.
Resumen: Currently, telecommunication operators’s main problems include managing and configuring a large number of tunnels in the IP/MPLS network edge and core routers, resulting an increasing of router flow states, and also a complexity of control protocol maintenance, and optimization of network resources with different metrics. In this scenario, dynamic changes and network failures requires constantly a manual tunnel planning and reconfiguration to a predictable controlled traffic routing. In this sense, segment routing is a technology that simplifies routing and the configuration of these networks. Segment routing is accomplished by combining segments that finds a path for traffic demands, however, segments can be reused, reducing the number of states in the network. Thus, this thesis formulates a two-step optimization problem, considering a backbone network with segment routing and traffic engineering. The model has the purpose of distributing traffic flows considering the link load and different traffic engineering parameters established by the telecommunications operator, minimizing the number of states or segments per router. Results based on real examples are presented, demonstrating the state-of-the-art model benefits of current segment routing modeling proposals, such as addressing multiple network metric objectives.
Materia: Engenharia elétrica
Protocolos de roteamento
Roteamento pela origem
Engenharia de tráfego
Gerenciamento de redes
Redes definidas por software
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Unidade de producción: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: sep-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Elétrica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
891521.pdf2.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.