Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12299
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os quimonos de Maria Augusta Rui Barbosa: pesquisa e conservação de roupas musealizadas
Autor(es)/Inventor(es): Sousa, Gabriela Lúcio de
Orientador: Soares, Maria Luísa Ramos de Oliveira
Resumo: Este estudo é resultante da pesquisa de dois anos em uma bolsa de iniciação científica do Museu Casa de Rui Barbosa (MCRB), mas iniciou-se pelo menos um ano antes, a partir de um estágio não obrigatório na mesma instituição. Observa a conservação de materialidades têxteis, bem como a pesquisa histórica envolvida nesse tema. Realizado a partir de investigações teórico-práticas, tem como objetivo compreender os quimonos de Maria Augusta Rui Barbosa em sua totalidade, isto é, enquanto peças de roupa musealizada pertencentes à ela. Em função disso, esse trabalho aborda a vida de Maria Augusta antes e depois de tornar-se uma Rui Barbosa, a análise de seus quimonos enquanto artefatos e enquanto parte do acervo do MCRB, utilizando assim as informações arquivadas sobre eles, como as fichas catalográficas, e fontes externas a esse conjunto, como jornais do período, visitas técnicas, diálogos com pesquisadores da área e bibliografia específica sobre o assunto. Considerando a musealização dos quimonos, a abordagem conservativa abrange metodologias sobre preservação de têxteis, análises científicas e gerenciamento de condição climática do local de guarda, culminando no reacondicionamento mais adequado à atual situação. Ainda como resultado, apresenta-se uma possibilidade de acesso ao público e ações de expografia desse acervo.
Palavras-chave: Barbosa, Maria Augusta
Acervos têxteis
Quimonos
Conservação
Deshabillés
Roupas de intimidade
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUSA, Gabriela Lúcio de. Os quimonos de Maria Augusta Rui Barbosa: pesquisa e conservação de roupas musealizadas, 2018. 126 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Conservação e Restauração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLSousa.pdf7.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.