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dc.contributor.advisorFonseca, Ana Carolina Pimentel Duarte da-
dc.contributor.authorDias, Carolina Guimarães De Souza-
dc.date.accessioned2020-05-25T21:19:01Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:07Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12301-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectModelos de negóciospt_BR
dc.subjectRevistas científicaspt_BR
dc.titleOs modelos de negócios das revistas científicas na atualidade e o caso da revista de economia contemporânea do Instituto de Economia da UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4243816290041453pt_BR
dc.description.resumoAs revistas científicas são publicações produzidas por e para membros da comunidade científica com diversos propósitos, desde a comunicação dos resultados das pesquisas até a legitimação de pesquisas e pesquisadores. Nos últimos 20 anos, o modelo de negócios das revistas científicas mudou de forma significativa em função das TIC e da emergência do movimento em prol do acesso livre e aberto aos conhecimentos científicos, na esteira da crise do modelo de negócios tradicional baseados na comercialização de assinaturas. O objetivo deste estudo foi conceituar os modelos de negócios das revistas científicas e descrever o modelo da Revista de Economia Contemporânea, editada pelo Instituto de Economia da UFRJ (REC/IE-UFRJ), com base nos conjuntos de variáveis propostas por Osterwalder e Pigneur (2010) e Clarke (2004, 2005). A metodologia combinou levantamento bibliográfico e documental com a observação participante e adotou como estratégia empírica o estudo de caso da REC. Como resultado, identificou-se que o modelo de negócios da REC coincide com o adotado pela maioria das revistas brasileiras segundo a literatura: o modelo de acesso livre e aberto do tipo via dourada, segundo o qual os artigos são disseminados gratuitamente imediatamente após publicação, sem cobrança de taxas a autores e leitores, com custos de produção e marketing sendo integralmente cobertos pela instituição responsável pela publicação, que subsidia os custos de produção e marketing por entender que isso faz parte de sua missão como instituição de ensino e pesquisa e produz impactos positivos sobre a credibilidade da instituição, sua avaliação junto à CAPES e o acesso a recursos de pesquisa e bolsas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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