Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12301
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Os modelos de negócios das revistas científicas na atualidade e o caso da revista de economia contemporânea do Instituto de Economia da UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Dias, Carolina Guimarães De Souza
Tutor: Fonseca, Ana Carolina Pimentel Duarte da
Resumen: As revistas científicas são publicações produzidas por e para membros da comunidade científica com diversos propósitos, desde a comunicação dos resultados das pesquisas até a legitimação de pesquisas e pesquisadores. Nos últimos 20 anos, o modelo de negócios das revistas científicas mudou de forma significativa em função das TIC e da emergência do movimento em prol do acesso livre e aberto aos conhecimentos científicos, na esteira da crise do modelo de negócios tradicional baseados na comercialização de assinaturas. O objetivo deste estudo foi conceituar os modelos de negócios das revistas científicas e descrever o modelo da Revista de Economia Contemporânea, editada pelo Instituto de Economia da UFRJ (REC/IE-UFRJ), com base nos conjuntos de variáveis propostas por Osterwalder e Pigneur (2010) e Clarke (2004, 2005). A metodologia combinou levantamento bibliográfico e documental com a observação participante e adotou como estratégia empírica o estudo de caso da REC. Como resultado, identificou-se que o modelo de negócios da REC coincide com o adotado pela maioria das revistas brasileiras segundo a literatura: o modelo de acesso livre e aberto do tipo via dourada, segundo o qual os artigos são disseminados gratuitamente imediatamente após publicação, sem cobrança de taxas a autores e leitores, com custos de produção e marketing sendo integralmente cobertos pela instituição responsável pela publicação, que subsidia os custos de produção e marketing por entender que isso faz parte de sua missão como instituição de ensino e pesquisa e produz impactos positivos sobre a credibilidade da instituição, sua avaliação junto à CAPES e o acesso a recursos de pesquisa e bolsas.
Materia: Comunicação científica
Modelos de negócios
Revistas científicas
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CGSDias.pdf322.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.