Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12303
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFaria, Maria de Fátima Bruno de-
dc.contributor.authorLeite, Pedro Alonso-
dc.date.accessioned2020-05-25T21:40:28Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:07Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12303-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectEnsino de estatísticapt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.titleCausas de reprovação em estatística na graduação de administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro: a percepção de discentes, monitores e coordenação do cursopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8599349398408940pt_BR
dc.description.resumoInvestiga as principais causas de reprovação de alunos em Estatística no curso de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro na visão de discentes, monitores e coordenação do curso. A pesquisa iniciou-se com uma revisão bibliográfica de artigos científicos nacionais de diferentes áreas do conhecimento que abordassem o tema. O método qualitativo foi empregado no estudo com o emprego das técnicas de pesquisa documental e entrevistas individuais semiestruturadas. Para a pesquisa documental, analisaram-se pautas das turmas dos últimos quatro períodos da disciplina. Seguiu-se à coleta de dados juntamente a alunos, monitores e ao coordenador do curso por meio de entrevistas presenciais individuais e semiestruturadas, adotando-se o critério de saturação na definição do número de entrevistas. Em relação aos documentos, foram empregados gráficos descritivos para a apresentação dos resultados. As entrevistas foram analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo com categorias a posteriori. Essas tratavam de aspectos relacionados ao envolvimento dos alunos com a disciplina, reprovações e percepção dos alunos em relação à Estatística, que acabaram por enfatizar a relevância de conflitos com o estágio ou trabalho e do horário de oferta da disciplina. Os aspectos que se relacionam com a disciplina puderam ser divididos entre os relacionados aos alunos, aos docentes e à gestão da disciplina por parte da Faculdade, sendo os âmbitos dedicação e desempenho do aluno e integração curricular os mais relevantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PALeite.pdf240.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.