Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12303
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Faria, Maria de Fátima Bruno de | - |
dc.contributor.author | Leite, Pedro Alonso | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-25T21:40:28Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:07Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12303 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Ensino de estatística | pt_BR |
dc.subject | Rendimento escolar | pt_BR |
dc.title | Causas de reprovação em estatística na graduação de administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro: a percepção de discentes, monitores e coordenação do curso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8599349398408940 | pt_BR |
dc.description.resumo | Investiga as principais causas de reprovação de alunos em Estatística no curso de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro na visão de discentes, monitores e coordenação do curso. A pesquisa iniciou-se com uma revisão bibliográfica de artigos científicos nacionais de diferentes áreas do conhecimento que abordassem o tema. O método qualitativo foi empregado no estudo com o emprego das técnicas de pesquisa documental e entrevistas individuais semiestruturadas. Para a pesquisa documental, analisaram-se pautas das turmas dos últimos quatro períodos da disciplina. Seguiu-se à coleta de dados juntamente a alunos, monitores e ao coordenador do curso por meio de entrevistas presenciais individuais e semiestruturadas, adotando-se o critério de saturação na definição do número de entrevistas. Em relação aos documentos, foram empregados gráficos descritivos para a apresentação dos resultados. As entrevistas foram analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo com categorias a posteriori. Essas tratavam de aspectos relacionados ao envolvimento dos alunos com a disciplina, reprovações e percepção dos alunos em relação à Estatística, que acabaram por enfatizar a relevância de conflitos com o estágio ou trabalho e do horário de oferta da disciplina. Os aspectos que se relacionam com a disciplina puderam ser divididos entre os relacionados aos alunos, aos docentes e à gestão da disciplina por parte da Faculdade, sendo os âmbitos dedicação e desempenho do aluno e integração curricular os mais relevantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PALeite.pdf | 240.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.