Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12303
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Causas de reprovação em estatística na graduação de administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro: a percepção de discentes, monitores e coordenação do curso |
Autor(es)/Inventor(es): | Leite, Pedro Alonso |
Orientador: | Faria, Maria de Fátima Bruno de |
Resumo: | Investiga as principais causas de reprovação de alunos em Estatística no curso de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro na visão de discentes, monitores e coordenação do curso. A pesquisa iniciou-se com uma revisão bibliográfica de artigos científicos nacionais de diferentes áreas do conhecimento que abordassem o tema. O método qualitativo foi empregado no estudo com o emprego das técnicas de pesquisa documental e entrevistas individuais semiestruturadas. Para a pesquisa documental, analisaram-se pautas das turmas dos últimos quatro períodos da disciplina. Seguiu-se à coleta de dados juntamente a alunos, monitores e ao coordenador do curso por meio de entrevistas presenciais individuais e semiestruturadas, adotando-se o critério de saturação na definição do número de entrevistas. Em relação aos documentos, foram empregados gráficos descritivos para a apresentação dos resultados. As entrevistas foram analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo com categorias a posteriori. Essas tratavam de aspectos relacionados ao envolvimento dos alunos com a disciplina, reprovações e percepção dos alunos em relação à Estatística, que acabaram por enfatizar a relevância de conflitos com o estágio ou trabalho e do horário de oferta da disciplina. Os aspectos que se relacionam com a disciplina puderam ser divididos entre os relacionados aos alunos, aos docentes e à gestão da disciplina por parte da Faculdade, sendo os âmbitos dedicação e desempenho do aluno e integração curricular os mais relevantes. |
Palavras-chave: | Administração Estudantes universitários Ensino de estatística Rendimento escolar |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PALeite.pdf | 240.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.