Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12343
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dc.contributor.advisorCerdas, Luciene-
dc.contributor.authorFernandes, Ingrid Cristina Barbosa-
dc.date.accessioned2020-06-03T18:32:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:11Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationFERNANDES, Ingrid Cristina Barbosa. Inquietações de docentes e licenciandos do Curso de Pedagogia acerca do processo de alfabetização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12343-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleInquietações de docentes e licenciandos do curso de Pedagogia acerca do processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoInvestigação acerca das inquietações de docentes e licenciandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre o processo de alfabetização. O objetivo é conhecer as perspectivas dos sujeitos da pesquisa sobre o processo de alfabetização, identificando suas inquietações em relação a este processo. Os referenciais teóricos principais para problematizar tais questões foramSoares (2003), Geraldi (1984), Marcushi (2010), Albuquerque (2007), Kleiman (2005), Colello (1985), entre outros de modo a problematizar o conceito de alfabetização, bem como outros autores que contribuíram para adensar as argumentações. Além disso, os estudos de Tardif (2014) contribuem para problematizar os saberes docentes mobilizados, enfocando o processo de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como instrumento de pesquisa a utilização de questionários de modo a conhecer as perspectivas dos sujeitos da pesquisa. Os sujeitos da pesquisa são docentes de escolas públicas no município de Queimados, Mesquita e Nova Iguaçu e licenciandas concluintes do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi possível perceber as inquietações sobre o processo de alfabetização apresentados pelas licenciandas refletiam uma preocupação com o “como fazer” voltado para uma aprendizagem significativa do aluno, enquanto as inquietações das docentes relacionavam-se com os meios para fazer e as dificuldades encontradas no cotidiano, sobretudo a participação dos responsáveis. Os resultados apresentados apontam para a necessidade de refletir em relação ao “por que” fazer de modo a transcender uma instrumentalização do conhecimento a respeito da alfabetização; a necessidade de discussões acerca da importância da formação continuada, além de apontarem a necessidade de atenção ao alerta das licenciandas sobre a insuficiência de disciplinas para contemplar um tema de tamanha relevância: alfabetização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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