Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12343
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Inquietações de docentes e licenciandos do curso de Pedagogia acerca do processo de alfabetização
Autor(es)/Inventor(es): Fernandes, Ingrid Cristina Barbosa
Orientador: Cerdas, Luciene
Resumo: Investigação acerca das inquietações de docentes e licenciandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre o processo de alfabetização. O objetivo é conhecer as perspectivas dos sujeitos da pesquisa sobre o processo de alfabetização, identificando suas inquietações em relação a este processo. Os referenciais teóricos principais para problematizar tais questões foramSoares (2003), Geraldi (1984), Marcushi (2010), Albuquerque (2007), Kleiman (2005), Colello (1985), entre outros de modo a problematizar o conceito de alfabetização, bem como outros autores que contribuíram para adensar as argumentações. Além disso, os estudos de Tardif (2014) contribuem para problematizar os saberes docentes mobilizados, enfocando o processo de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como instrumento de pesquisa a utilização de questionários de modo a conhecer as perspectivas dos sujeitos da pesquisa. Os sujeitos da pesquisa são docentes de escolas públicas no município de Queimados, Mesquita e Nova Iguaçu e licenciandas concluintes do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi possível perceber as inquietações sobre o processo de alfabetização apresentados pelas licenciandas refletiam uma preocupação com o “como fazer” voltado para uma aprendizagem significativa do aluno, enquanto as inquietações das docentes relacionavam-se com os meios para fazer e as dificuldades encontradas no cotidiano, sobretudo a participação dos responsáveis. Os resultados apresentados apontam para a necessidade de refletir em relação ao “por que” fazer de modo a transcender uma instrumentalização do conhecimento a respeito da alfabetização; a necessidade de discussões acerca da importância da formação continuada, além de apontarem a necessidade de atenção ao alerta das licenciandas sobre a insuficiência de disciplinas para contemplar um tema de tamanha relevância: alfabetização.
Palavras-chave: Formação de professores
Prática de ensino
Alfabetização
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERNANDES, Ingrid Cristina Barbosa. Inquietações de docentes e licenciandos do Curso de Pedagogia acerca do processo de alfabetização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
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