Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12350
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Caracterização multiescalar de reservatórios carbonáticos (coquinas) de idade pré-sal - distinção de tipos litológicos com base em microtomografia
Autor(es)/Inventor(es): Gonçalves Júnior, Marcos Antonio Nunes
Tutor: Almeida, Leonardo Fonseca Borghi de
Tutor : Mendes, Marcelo
Tutor: Valle, Bruno
Resumen: A Formação Morro do Chaves (Barremiano/Aptiano da bacia de Sergipe-Alagoas) é composta por uma sucessão sedimentar de aproximadamente 200 metros composta por coquinas intercaladas a arenitos e folhelhos orgânicos, depositada em um contexto lacustre durante o evento de rifteamento que culminou na abertura do oceano Atlântico Sul. Essa unidade de natureza carbonática é considerada um importante análogo a importantes reservatórios nas bacias de Campos (e.g. Formação Coqueiros – campos de Linguado, Pampo, Pargo e Badejo) e de Santos (e.g. Formação Itapema – campos de Mero e Búzios) e, por isso, o crescente interesse em compreender e caracterizar essas rochas carbonáticas, de notável complexidade e heterogeneidade, tanto do ponto de vista deposicional quanto diagenético. Nesse contexto, através de uma abordagem multitécnica e multiescalar, esse estudo visa a caracterização desses depósitos enquanto rochas-reservatório de hidrocarbonetos, de maneira a estabelecer um modelo petrofísico de heterogeneidades. Para tal, utilizando como material base o testemunho de sondagem de aproximadamente 135,00 metros do poço 2-SMC-02- AL - situado na Pedreira Atol na cidade de São Miguel dos Campos, Estado de Alagoas – foi realizada uma análise envolvendo técnicas tomográficas, petrográficas e petrofísicas a fim de avaliar a heterogeneidade dessas rochas sob diferentes escalas de observação. Sendo assim, através de processos de: (1) diminuição de escala (downscaling); e posteriormente (2) aumento (upscaling), foi realizado um processo de rocktyping tendo como resultado final o estabelecimento de 5 eletrofácies. Ao final pôde-se avaliar a qualidade dessas eletrofácies enquanto rochas reservatório, tendo como conclusão a compartimentação da Formação Morro do Chaves - na seção exposta na Pedreira Atol - em dois segmentos: (1) superior, com maior influência de dissolução mineral; e (2) inferior, com maior controle de parâmetros físicos por processos de cimentação carbonática.
Materia: Caracterização de reservatórios
Coquinas
Petrofísica
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GONÇALVES JÚNIOR, M.A.N.pdf17.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.