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dc.contributor.advisorBittencourt, Renato Nunes-
dc.contributor.authorSantos, Ana Flávia Nogueira-
dc.date.accessioned2020-06-03T20:48:21Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:11Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12353-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNovo Serviço Públicopt_BR
dc.subjectParceria para Governo Abertopt_BR
dc.subjectAdministração Públicapt_BR
dc.titleO novo serviço público no Brasil à luz da parceria para governo abertopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5173102478506111pt_BR
dc.description.resumoA evolução das estruturas teóricas a respeito das diferentes formas de organização do Estado e da administração pública desenvolveu-se com o passar do tempo de forma não linear, culminando no surgimento de paradigmas que representam um processo cumulativo de mudanças nos valores e nas práticas adotadas. Como resultado desse processo cumulativo de mudanças, o Novo Serviço Público surge como estrutura teórica que, aproveitando-se da inspiração nas teorias de democracia participativa e humanismo na administração pública, apresenta como tema central de suas propostas a participação cidadã como coprodutora de políticas públicas, oferecendo uma nova perspectiva para as relações sociais entre cidadãos e seus governos e propondo um esforço coletivo para alcançar a máxima efetividade na oferta dos serviços públicos e na gestão dos recursos pela administração. No Brasil, o fomento à participação cidadã, essencial para a consecução das proposições da teoria do Novo Serviço Público, vem sendo promovido por meio de inciativas como a Parceria para Governo Aberto que, dentre seus demais objetivos, também apresenta na participação cidadã uma de suas principais propostas. Este estudo relevou que a convergência temática entre a teoria do Novo Serviço Público e a Parceria para Governo Aberto no Brasil se dá, principalmente, por meio do fomento à participação cidadã, demonstrando que a segunda pode servir como ferramenta de promoção da primeira no país. Recomenda-se a realização de mais estudos que investiguem outras políticas e iniciativas capazes de promover não somente o Novo Serviço Público, mas também as demais estruturas teóricas em administração pública que promovam a valorização dos ideais democráticos e o fomento à participação cidadã como coprodutora de políticas públicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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