Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12367
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Thiago Ranniery Moreira de | - |
dc.contributor.author | Lopes, Carolina Cervo | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-04T18:25:45Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:11Z | - |
dc.date.issued | 2017-11 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Carolina Cervo. Entre brincadeiras, banhos e refeitórios: uma análise de práticas generificadas em uma creche municipal do Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12367 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Entre brincadeiras, banhos e refeitórios: uma análise de práticas generificadas em uma creche municipal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Núbia de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2 | Lewis, Elizabeth Sara | - |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa as práticas de gênero em uma creche municipal da cidade do Rio de Janeiro. Nesse sentido, buscou-se investigar como se dão as relações de gênero e as interações entre professor-aluno(a) e entre as crianças. A partir de brincadeiras no pátio, atividades de rotina, como banho e uso do refeitório, assim como atividades em sala, foi possível observar e compreender como as questões de gênero se organizam no currículo e de que forma aparecem na creche. Tendo por marco teórico o conceito de gênero no trabalho de Guacira Lopes Louro (2003), esse trabalho mostra como as práticas de gênero são incorporadas pelas crianças e educadoras e como as normas de gênero são naturalizadas em ações e comportamentos do que é ser feminino e masculino. Para tanto, o caminho metodológico traçado envolveu a realização de entrevistas com educadoras da creche, além de observações do cotidiano das crianças. Falas e interpretações similares apareceram diversas vezes, identificando-se ao menos três elementos circulantes na creche: a) gênero como um problema, aparecendo as transgressões durante brincadeiras e usos de fantasias; b) a divisão por gênero no banho e c) a relação entre os gêneros e práticas de desempenho escolar. Por fim, foi possível perceber como o discurso da criança como sujeito de direitos e de liberdade torna-se uma questão de gênero na escola. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CLopes.pdf | 248.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.