Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12367
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Entre brincadeiras, banhos e refeitórios: uma análise de práticas generificadas em uma creche municipal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Lopes, Carolina Cervo
Tutor: Oliveira, Thiago Ranniery Moreira de
Resumen: Este trabalho analisa as práticas de gênero em uma creche municipal da cidade do Rio de Janeiro. Nesse sentido, buscou-se investigar como se dão as relações de gênero e as interações entre professor-aluno(a) e entre as crianças. A partir de brincadeiras no pátio, atividades de rotina, como banho e uso do refeitório, assim como atividades em sala, foi possível observar e compreender como as questões de gênero se organizam no currículo e de que forma aparecem na creche. Tendo por marco teórico o conceito de gênero no trabalho de Guacira Lopes Louro (2003), esse trabalho mostra como as práticas de gênero são incorporadas pelas crianças e educadoras e como as normas de gênero são naturalizadas em ações e comportamentos do que é ser feminino e masculino. Para tanto, o caminho metodológico traçado envolveu a realização de entrevistas com educadoras da creche, além de observações do cotidiano das crianças. Falas e interpretações similares apareceram diversas vezes, identificando-se ao menos três elementos circulantes na creche: a) gênero como um problema, aparecendo as transgressões durante brincadeiras e usos de fantasias; b) a divisão por gênero no banho e c) a relação entre os gêneros e práticas de desempenho escolar. Por fim, foi possível perceber como o discurso da criança como sujeito de direitos e de liberdade torna-se uma questão de gênero na escola.
Materia: Educação infantil
Identidade de gênero
Brincadeiras
Prática de ensino
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: nov-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LOPES, Carolina Cervo. Entre brincadeiras, banhos e refeitórios: uma análise de práticas generificadas em uma creche municipal do Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CLopes.pdf248.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.