Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12393
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Wagner, Ricardo | - |
dc.contributor.author | Pelizzari, Leonardo Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-06T12:30:28Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:11Z | - |
dc.date.issued | 2020-03 | - |
dc.identifier.citation | PELIZZARI, Leonardo Carvalho. Barco multiuso de pequeno porte. 2020. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto do Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12393 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Atividades náuticas | pt_BR |
dc.subject | Barco | pt_BR |
dc.title | Barco multiuso de pequeno porte | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1403800152540122 | pt_BR |
dc.description.resumo | O Brasil é um pais com vocação natural para os esportes e atividades náuticas, porém a nossa frota de embarcações é muito inferior à de outros países com tradição nesse setor. O Brasil sofre com a carência de mão de obra qualificada, baixos investimentos em cais e marinas, além de alta tributação, o que leva a um custo elevado das embarcações. Devido em parte à grande diferença social que caracteriza o nosso pais, a prática de lazer e diversão a bordo de uma embarcação se destina a um público restrito. Grande parte da população, portanto, não tem acesso a essa prática, apesar de existirem águas protegidas em todo o território nacional que permitiriam a introdução da pratica do esporte de vela à população. No presente projeto, buscamos oferecer uma solução de barco mais acessível economicamente, de fácil manuseio, produção e transporte. Assim sendo, o barco poderia representar uma solução atraente, tanto para os jovens que queiram ter um primeiro contato com o esporte de vela, quanto para os que têm uma embarcação de grande porte e necessitam de um barco menor, para a manutenção do barco principal ou para ser usado em situação de emergência ou no transporte de passageiros até a praia. O projeto se estruturou por meio de um levantamento da literatura, em busca de um primeiro entendimento das características do setor náutico peculiares à nossa realidade e buscando informações sobre o esporte de vela, assim como sobre os barcos de pequeno porte presentes no mercado. Buscou-se, portanto, uma solução que pudesse se adaptar às diversas necessidades do mercado nacional: um barco de apoio e emergência para quem já possui uma lancha a partir de 28 pés, de lazer para jovens que moram em áreas de águas protegidas e para jovens que busquem um barco à vela prático, barato e que possa também ser produzido por eles mesmos. O barco incentiva também um maior contato e entendimento da natureza e de sua “fragilidade”, já que usa como meios de propulsão exclusivamente os remos e a vela, propiciando um maior entendimento sobre ventos, correntezas, mares e tudo o que envolve a arte de velejar ou se deslocar em mares e rios. A partir da análise paramétrica dos barcos Caravela 1.7 e Optimist e da revisão de parâmetros de outros modelos de barcos de pequeno porte de casco rígido, elaboramos um barco que possui dimensões intermediárias entre os dois modelos (1,95 x 1,10 m), com casco de compensado naval e revestimento em fibra de vidro, área estanque abaixo do piso da embarcação, movido à vela áurica (feita de lona, com mastro e retranca bi-partidos) ou a remo, ambos armazenáveis dentro do barco. O método de fabricação escolhido foi o “stitch and glue”. Assim sendo, o projeto carrega consigo um forte valor simbólico, incentivando a democratização do esporte de vela, a produção informal de pequenos barcos e a valorização do mercado náutico nacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Desenho Industrial - Projeto do Produto |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LCPelizzari.pdf | 1.59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.