Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12393
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Barco multiuso de pequeno porte
Autor(es)/Inventor(es): Pelizzari, Leonardo Carvalho
Orientador: Wagner, Ricardo
Resumo: O Brasil é um pais com vocação natural para os esportes e atividades náuticas, porém a nossa frota de embarcações é muito inferior à de outros países com tradição nesse setor. O Brasil sofre com a carência de mão de obra qualificada, baixos investimentos em cais e marinas, além de alta tributação, o que leva a um custo elevado das embarcações. Devido em parte à grande diferença social que caracteriza o nosso pais, a prática de lazer e diversão a bordo de uma embarcação se destina a um público restrito. Grande parte da população, portanto, não tem acesso a essa prática, apesar de existirem águas protegidas em todo o território nacional que permitiriam a introdução da pratica do esporte de vela à população. No presente projeto, buscamos oferecer uma solução de barco mais acessível economicamente, de fácil manuseio, produção e transporte. Assim sendo, o barco poderia representar uma solução atraente, tanto para os jovens que queiram ter um primeiro contato com o esporte de vela, quanto para os que têm uma embarcação de grande porte e necessitam de um barco menor, para a manutenção do barco principal ou para ser usado em situação de emergência ou no transporte de passageiros até a praia. O projeto se estruturou por meio de um levantamento da literatura, em busca de um primeiro entendimento das características do setor náutico peculiares à nossa realidade e buscando informações sobre o esporte de vela, assim como sobre os barcos de pequeno porte presentes no mercado. Buscou-se, portanto, uma solução que pudesse se adaptar às diversas necessidades do mercado nacional: um barco de apoio e emergência para quem já possui uma lancha a partir de 28 pés, de lazer para jovens que moram em áreas de águas protegidas e para jovens que busquem um barco à vela prático, barato e que possa também ser produzido por eles mesmos. O barco incentiva também um maior contato e entendimento da natureza e de sua “fragilidade”, já que usa como meios de propulsão exclusivamente os remos e a vela, propiciando um maior entendimento sobre ventos, correntezas, mares e tudo o que envolve a arte de velejar ou se deslocar em mares e rios. A partir da análise paramétrica dos barcos Caravela 1.7 e Optimist e da revisão de parâmetros de outros modelos de barcos de pequeno porte de casco rígido, elaboramos um barco que possui dimensões intermediárias entre os dois modelos (1,95 x 1,10 m), com casco de compensado naval e revestimento em fibra de vidro, área estanque abaixo do piso da embarcação, movido à vela áurica (feita de lona, com mastro e retranca bi-partidos) ou a remo, ambos armazenáveis dentro do barco. O método de fabricação escolhido foi o “stitch and glue”. Assim sendo, o projeto carrega consigo um forte valor simbólico, incentivando a democratização do esporte de vela, a produção informal de pequenos barcos e a valorização do mercado náutico nacional.
Palavras-chave: Atividades náuticas
Barco
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PELIZZARI, Leonardo Carvalho. Barco multiuso de pequeno porte. 2020. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto do Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Desenho Industrial - Projeto do Produto

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCPelizzari.pdf1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.