Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12398
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Diretrizes flexíveis: desenvolvendo produtos mais inclusivos a partir de pesquisa com usuários no campo do design
Author(s)/Inventor(s): Martins, Rhebeca Macedo
Advisor: Heinrich, Fabiana Oliveira
Abstract: Esse projeto de conclusão de curso procura entender a relação entre os idosos e a tecnologia, analisando o modo como o Campo do Design pode contribuir para a criação de produtos mais acessíveis. Para atingir esse objetivo, partimos primeiramente de um estudo teórico, que visa compreender o que é o envelhecimento e seus desdobramentos, além de como o Campo do Design pode contribuir positivamente para essa relação. Visto que muito fala-se em projetar experiências para os usuários, compreendemos a necessidade de, em um primeiro momento, saber quem eles são e quais são as suas reais demandas. Para isso, realizamos pesquisa com os usuários, ou seja, os idosos, aplicando questionários e entrevistas com representantes desse público-alvo no Rio de Janeiro durante 2019. Subsequentemente, relacionamos os relatos obtidos com as bases teóricas do Design Emocional, buscando compreender se de fato somos capazes de projetar essas experiências e quais seriam, portanto, os limites de nossa atuação frente a aspectos e demandas tão subjetivos. Discutimos ainda quais seriam as abordagens mais apropriadas para que pudéssemos considerar as necessidades dos nossos usuários de um modo viável em projetos de Design. Concluímos que as metodologias como conhecemos dificultam o desenvolvimento de projetos quando os contextos de pesquisa não se adequam aos padrões estipulados e, neste sentido, acreditamos que a adaptação da pesquisa se torna necessária. Assim, surge o produto resultante deste estudo: cartões com diretrizes flexíveis que objetivam tornar a pesquisa com usuários, sobretudo idosos, mais viável e proveitosa.
Keywords: Idosos
Tecnologia
Diretrizes
Usuários
Produtos digitais
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Department : Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MARTINS, Rhebeca Macedo. Diretrizes flexíveis: desenvolvendo produtos mais inclusivos a partir de pesquisa com usuários no campo do design. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Comunicação Visual - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RMMartins.pdf877,04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.