Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12437
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Sobre sonhos e memórias: lugares inventados, um estudo do comportamento da relação entre figura e fundo na leitura da imagem pictórica
Author(s)/Inventor(s): Chagas, Diana de Almeida das
Advisor: Vasconcellos, Martha Werneck de
Abstract: “Sobre Sonhos e Memórias: Lugares Inventados” é uma pesquisa poética e plástico-pictórica feita por Diana de Almeida das Chagas, sob a orientação da Professora Dra. Martha Werneck, para avaliação de conclusão de curso, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Pintura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esta investigação apresenta questões que devem ser levadas em consideração ao criar uma obra pictórica, visando uma leitura de interpretação fácil e imediata. Aqui é utilizada a figura da Paisagem como objeto de estudo. Mesmo partindo de referências fotográficas de lugares reais, a paisagem aqui não é copiada, mas interpretada e mesclada com os sentimentos que a natureza, representada por ela, inspira. O estudo de cores, da relação entre figura e fundo e entre os planos pictóricos foram os principais temas da pesquisa plástica. Foram desenvolvidos para esta pesquisa diversos estudos de pintura em tamanhos, suportes e técnicas variados abordando as questões tratadas individualmente durante o processo de investigação.
Keywords: Figura fundo
Percepção
Pintura
Paisagem
Cor
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CHAGAS, Diana de Almeida das. Sobre sonhos e memórias: lugares inventados, um estudo do comportamento da relação entre figura e fundo na leitura da imagem pictórica. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pintura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Pintura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAChagas.pdf3.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.