Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12437
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Sobre sonhos e memórias: lugares inventados, um estudo do comportamento da relação entre figura e fundo na leitura da imagem pictórica
Autor(es)/Inventor(es): Chagas, Diana de Almeida das
Orientador: Vasconcellos, Martha Werneck de
Resumo: “Sobre Sonhos e Memórias: Lugares Inventados” é uma pesquisa poética e plástico-pictórica feita por Diana de Almeida das Chagas, sob a orientação da Professora Dra. Martha Werneck, para avaliação de conclusão de curso, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Pintura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esta investigação apresenta questões que devem ser levadas em consideração ao criar uma obra pictórica, visando uma leitura de interpretação fácil e imediata. Aqui é utilizada a figura da Paisagem como objeto de estudo. Mesmo partindo de referências fotográficas de lugares reais, a paisagem aqui não é copiada, mas interpretada e mesclada com os sentimentos que a natureza, representada por ela, inspira. O estudo de cores, da relação entre figura e fundo e entre os planos pictóricos foram os principais temas da pesquisa plástica. Foram desenvolvidos para esta pesquisa diversos estudos de pintura em tamanhos, suportes e técnicas variados abordando as questões tratadas individualmente durante o processo de investigação.
Palavras-chave: Figura fundo
Percepção
Pintura
Paisagem
Cor
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CHAGAS, Diana de Almeida das. Sobre sonhos e memórias: lugares inventados, um estudo do comportamento da relação entre figura e fundo na leitura da imagem pictórica. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pintura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Pintura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAChagas.pdf3.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.