Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12439
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Biombo do bioma Cerrado: um olhar artístico sobre a paisagem do Brasil Central
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Gilmar Ramon dos Santos
Tutor: Sekiguchi, Julio Ferreira
Resumen: O presente trabalho consiste em descrever os processos de criação e produção artística do Biombo do Bioma Cerrado. A proposta procurou desenvolver um trabalho com caráter expressionista de quatro pinturas que se articulam formando um conjunto que forma um mobiliário que remeta a ideia do biombo Coromandel da China. Para a elaboração do objeto artístico foram, definidos alguns procedimentos metodológicos para a construção da imagem como pesquisa de artistas como referência, elaboração de estudos preparatórios de desenho linear, tonal e cromático, assim como pinturas que contribuíram na construção do trabalho final. O biombo produzido estabelece uma relação de intervenção sobre o espaço com sensação decorativa. A escolha do tema Cerrado fundamenta-se na experiência pessoal (oriundo do Brasil Central) e pela necessidade de sensibilizar um comportamento apreciativo com o bioma, cuja extinção é previsível em um futuro bastante próximo. Com o trabalho final, reflexões sobre o fazer artístico são colocados em questão, assim como a possibilidade de desdobramento de produções futuras.
Materia: Pintura
Cerrado
Paisagem
Biombo
Arte
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jun-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GOMES, Gilmar Ramom dos Santos. Biombo do bioma Cerrado: um olhar artístico sobre a paisagem do Brasil Central. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pintura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Pintura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GRSGomes.pdf2.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.