Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1246
Type: Dissertação
Title: Mídias sociais nas bibliotecas da UFRJ: adoção e monitoramento
Other Titles: Social media in UFRJ libraries: adoption and monitoring
Los medios sociales en las bibliotecas de la UFRJ: adopción y monitoreo
Author(s)/Inventor(s): Anjos, Cláudia Regina dos
Advisor: Barros, Moreno Albuquerque de
Abstract: Este trabalho investigou o uso das mídias sociais em trinta e uma bibliotecas da Universidade Federal do Rio de Janeiro para compreender como utilizam estas ferramentas e tecer orientações para o bom uso das ferramentas de monitoramento no cenário biblioteconômico. O estudo baseou-se em técnicas de observação e de entrevistas para averiguar a percepção de bibliotecários e usuários na utilização das mídias no contexto das bibliotecas acadêmicas. Embora a importância da comunicação nesse canal seja reconhecida por ambos entrevistados, como meio de promover serviços e produtos, os resultados indicaram que as mídias sociais não são elementos dominantes do universo das bibliotecas acadêmicas. O estudo é acrescido de um Manual Básico de Uso de Mídias Sociais, direcionado aos profissionais da informação, onde são apresentadas sugestões para uso, monitoramento e medição do desempenho organizacional na comunicação em mídias sociais.
Abstract: This study investigated the use of social media in thirty-one libraries of the Federal University of Rio de Janeiro to understand how to use these tools and weave guidelines for the proper use of monitoring tools in biblioteconômico scenario. The study was based on observation techniques and interviews to ascertain the perception of librarians and users in the use of media in the context of academic libraries. While the importance of communication channel that is recognized by both respondents as a means of promoting products and services, the results indicated that social media are not the dominant elements of the universe of academic libraries. The study is plus a Basic Guide to Using Social Media, directed to the professionals of the information, which are presented suggestions for use, monitoring and measurement of organizational performance communication in social media.
Keywords: Redes sociais
Facebook
Twitter
Bibliotecas universitárias
Web 2.0
Métricas e monitoramento
Social networking
University Library
Metrics and monitoring
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Program: Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia
Production unit: Escola de Biblioteconomia
Publisher: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Issue Date: 28-Sep-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Teses e Dissertações de outras Instituições

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇAO CLAUDIA ANJOS.pdf2.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.