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dc.contributor.advisorAmaral, Daniela Patti do-
dc.contributor.authorMarques, Viviane Paiva Guimarães-
dc.date.accessioned2020-06-08T19:19:58Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:12Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.citationMARQUES, Viviane Paiva Guimarães. O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ. 2018. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12465-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectClasses hospitalarespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPedagogia hospitalarpt_BR
dc.titleO trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moehlecke, Sabrina-
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.description.resumoEsse trabalho se insere no contexto da pedagogia hospitalar, trazendo um aprofundamento sobre as classes hospitalares. O objetivo foi investigar as percepções do corpo discente do curso de pedagogia da UFRJ sobre a formação para atuar em classes hospitalares. Diante dessa discussão, destacamos a atuação do profissional da pedagogia nos espaços hospitalares, uma vez que o escolar enfermo necessita estar integrado ao processo de escolarização, pois é seu direito. Decorre daí a necessidade de uma atuação voltada à formação humana de modo consciente, intencional e planejada. O pedagogo hospitalar, portanto, deve ser o mediador das interações entre o hospitalizado e o hospital. Para isso, buscamos compreender o que são as classes hospitalares, quais as políticas públicas e legislações que a amparam, como se dá a atuação dos pedagogos nesse contexto hospitalar. De modo a compreender o debate sobre classes hospitalares na formação de futuros pedagogos, investigamos as percepções dos estudantes de pedagogia da UFRJ sobre o tema. Dessa forma, o presente trabalho é de metodologia de pesquisa qualitativa através da realização de um estudo de caso com os estudantes – ingressantes e concluintes – do curso de Pedagogia da UFRJ. A técnica de coleta de dados utilizada foi o questionário com questões objetivas e dissertativas. Para a fundamentação teórica lançamos mãos de alguns autores tais como: Amaral, Arosa, Behrens, Ceccim, Fonseca, Matos, Zardo, Zombini, entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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