Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12465
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Amaral, Daniela Patti do | - |
dc.contributor.author | Marques, Viviane Paiva Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-08T19:19:58Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:12Z | - |
dc.date.issued | 2018-07 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Viviane Paiva Guimarães. O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ. 2018. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12465 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Classes hospitalares | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia hospitalar | pt_BR |
dc.title | O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moehlecke, Sabrina | - |
dc.contributor.referee2 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.description.resumo | Esse trabalho se insere no contexto da pedagogia hospitalar, trazendo um aprofundamento sobre as classes hospitalares. O objetivo foi investigar as percepções do corpo discente do curso de pedagogia da UFRJ sobre a formação para atuar em classes hospitalares. Diante dessa discussão, destacamos a atuação do profissional da pedagogia nos espaços hospitalares, uma vez que o escolar enfermo necessita estar integrado ao processo de escolarização, pois é seu direito. Decorre daí a necessidade de uma atuação voltada à formação humana de modo consciente, intencional e planejada. O pedagogo hospitalar, portanto, deve ser o mediador das interações entre o hospitalizado e o hospital. Para isso, buscamos compreender o que são as classes hospitalares, quais as políticas públicas e legislações que a amparam, como se dá a atuação dos pedagogos nesse contexto hospitalar. De modo a compreender o debate sobre classes hospitalares na formação de futuros pedagogos, investigamos as percepções dos estudantes de pedagogia da UFRJ sobre o tema. Dessa forma, o presente trabalho é de metodologia de pesquisa qualitativa através da realização de um estudo de caso com os estudantes – ingressantes e concluintes – do curso de Pedagogia da UFRJ. A técnica de coleta de dados utilizada foi o questionário com questões objetivas e dissertativas. Para a fundamentação teórica lançamos mãos de alguns autores tais como: Amaral, Arosa, Behrens, Ceccim, Fonseca, Matos, Zardo, Zombini, entre outros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VMarques.pdf | 236.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.