Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12465
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Marques, Viviane Paiva Guimarães
Orientador: Amaral, Daniela Patti do
Resumo: Esse trabalho se insere no contexto da pedagogia hospitalar, trazendo um aprofundamento sobre as classes hospitalares. O objetivo foi investigar as percepções do corpo discente do curso de pedagogia da UFRJ sobre a formação para atuar em classes hospitalares. Diante dessa discussão, destacamos a atuação do profissional da pedagogia nos espaços hospitalares, uma vez que o escolar enfermo necessita estar integrado ao processo de escolarização, pois é seu direito. Decorre daí a necessidade de uma atuação voltada à formação humana de modo consciente, intencional e planejada. O pedagogo hospitalar, portanto, deve ser o mediador das interações entre o hospitalizado e o hospital. Para isso, buscamos compreender o que são as classes hospitalares, quais as políticas públicas e legislações que a amparam, como se dá a atuação dos pedagogos nesse contexto hospitalar. De modo a compreender o debate sobre classes hospitalares na formação de futuros pedagogos, investigamos as percepções dos estudantes de pedagogia da UFRJ sobre o tema. Dessa forma, o presente trabalho é de metodologia de pesquisa qualitativa através da realização de um estudo de caso com os estudantes – ingressantes e concluintes – do curso de Pedagogia da UFRJ. A técnica de coleta de dados utilizada foi o questionário com questões objetivas e dissertativas. Para a fundamentação teórica lançamos mãos de alguns autores tais como: Amaral, Arosa, Behrens, Ceccim, Fonseca, Matos, Zardo, Zombini, entre outros.
Palavras-chave: Direito à educação
Classes hospitalares
Formação de professores
Pedagogia hospitalar
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MARQUES, Viviane Paiva Guimarães. O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ. 2018. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VMarques.pdf236.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.