Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12466
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Feminismo e currículo: a importância de pensarmos a abertura de um diálogo entre as lutas do movimento feminista e a educação para o século XXI. 2018
Author(s)/Inventor(s): Andrade, Viviane da Silva Davi
Advisor: Monteiro, Aline Veríssimo
Abstract: Este trabalho faz uma análise bibliográfica dos estudos de currículo e sobre as questões envolvidas no movimento feminista buscando investigar a pertinência de se estabelecer um diálogo entre as lutas do movimento feminista e o currículo educacional e a sua trajetória e modificações de ambos ao longo das transformações da sociedade brasileira. Busca-se aqui compreender a importância desses dois temas para as concepções de educação do século XXI, a partir de uma perspectiva de um currículo pós-crítico, e da compreensão de como o movimento feminista e suas lutas tornaram-se eixos relevantes na educação e na sociedade nos dias de hoje. Ao longo do trabalho, coloca-se em foco as lutas pelo debate sobre gênero e diversidade nas escolas, a formação dos professores, assim como o combate à desigualdade de gênero, ainda existente nos dias de hoje, dentro e fora das instituições escolares.
Keywords: Feminismo e educação
Identidade de gênero
Currículo
Modernidade
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jan-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ANDRADE, Viviane da Silva Davi. Feminismo e currículo: a importância de pensarmos a abertura de um diálogo entre as lutas do movimento feminista e a educação para o século XXI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VAndrade.pdf276,08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.