Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12474
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuimarães, Daniela-
dc.contributor.authorSantos, Josimeia Oliveira dos-
dc.date.accessioned2020-06-08T22:18:43Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:13Z-
dc.date.issued2017-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Josimeia Oliveira dos. Docência compartilhada: desafios e potencialidades do trabalho pedagógico na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12474-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação cooperativapt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleDocência compartilhada: desafios e potencialidades do trabalho pedagógico na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Núbia de Oliveira-
dc.contributor.referee2Carvalho, Aline Jorge Silva Crispim de-
dc.description.resumoEste propõe uma reflexão sobre a qualidade das relações entre os professores na Educação Infantil de uma instituição federal. Partimos da análise dos documentos que regulamentam a Educação Infantil, investigando a quantidade de professores por crianças prescrita na legislação. Tendo como objetivo analisar as potencialidades e desafios da docência compartilhada, a partir da perspectiva docente, fizemos uma investigação na Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEIUFRJ). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro TAEs (Técnicos em Assuntos Educacionais) que atuaram por mais de dois anos como professores em docência compartilhada nesta instituição educacional. Como procedimentos metodológicos também foram utilizados análise documental (a partir da leitura do Projeto Político Pedagógico da escola) e análise da literatura do campo da Educação Infantil. Dialogamos com Malaguzzi para compreender o trabalho coletivo entre professores e Traversini & Freitas que conceituam docência compartilhada. Outros autores contribuíram no trabalho, como Kramer, Hoffmann, Nunes para entender caminhos do trabalho pedagógico que respeita o direito da criança pequena, conforme mencionado nas leis e documentos da área. A partir da discussão teórica e da análise das entrevistas, constatamos que a docência compartilhada se torna possível quando o outro está suscetível a ouvir e aprender e não pela quantidade de docentes responsáveis pelo grupo; também, precisa ser pensada tendo em vista outras variáveis, como a organização do espaço e do tempo; além de concretizar um dos grandes desafios da Educação Infantil, a não dicotomização do trabalho pedagógico no educar e cuidar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSantos.pdf327.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.