Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12474
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Docência compartilhada: desafios e potencialidades do trabalho pedagógico na educação infantil
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Josimeia Oliveira dos
Orientador: Guimarães, Daniela
Resumo: Este propõe uma reflexão sobre a qualidade das relações entre os professores na Educação Infantil de uma instituição federal. Partimos da análise dos documentos que regulamentam a Educação Infantil, investigando a quantidade de professores por crianças prescrita na legislação. Tendo como objetivo analisar as potencialidades e desafios da docência compartilhada, a partir da perspectiva docente, fizemos uma investigação na Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEIUFRJ). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro TAEs (Técnicos em Assuntos Educacionais) que atuaram por mais de dois anos como professores em docência compartilhada nesta instituição educacional. Como procedimentos metodológicos também foram utilizados análise documental (a partir da leitura do Projeto Político Pedagógico da escola) e análise da literatura do campo da Educação Infantil. Dialogamos com Malaguzzi para compreender o trabalho coletivo entre professores e Traversini & Freitas que conceituam docência compartilhada. Outros autores contribuíram no trabalho, como Kramer, Hoffmann, Nunes para entender caminhos do trabalho pedagógico que respeita o direito da criança pequena, conforme mencionado nas leis e documentos da área. A partir da discussão teórica e da análise das entrevistas, constatamos que a docência compartilhada se torna possível quando o outro está suscetível a ouvir e aprender e não pela quantidade de docentes responsáveis pelo grupo; também, precisa ser pensada tendo em vista outras variáveis, como a organização do espaço e do tempo; além de concretizar um dos grandes desafios da Educação Infantil, a não dicotomização do trabalho pedagógico no educar e cuidar.
Palavras-chave: Educação infantil
Educação cooperativa
Pedagogos
Professores
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Josimeia Oliveira dos. Docência compartilhada: desafios e potencialidades do trabalho pedagógico na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSantos.pdf327.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.