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dc.contributor.advisorMoura, Ana Paula Abreu-
dc.contributor.authorFernandes, Rosana Martins-
dc.date.accessioned2020-06-09T23:12:01Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:14Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.citationFERNANDES, Rosana Martins. Educação de Jovens e Adultos: a luta pelo direito à educação. 2018. . Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12483-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectExame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos,pt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos: a luta pelo direito à educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Giambiagi, Irene-
dc.contributor.referee2Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz-
dc.description.resumoEsta monografia trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem o objetivo de contribuir para a compreensão do processo de luta pelo direito à educação de pessoas jovens e adultos no Brasil, destacando a busca pela certificação da escolaridade. O grupo pesquisado foi um projeto de extensão de cunho preparatório para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), criado para atender trabalhadores que compõem o quadro de servidores e terceirizados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O curso contou com a participação de 12 trabalhadores e teve a duração de três meses. O estudo se debruçou em observar as expectativas desses sujeitos em relação ao exame e quais interferências o resultado exerceu sobre a vida deles. O intuito foi compreender a real finalidade do exame de certificação e sua influência na vida dos sujeitos da EJA, tendo como objetivos específicos: identificar quais as expectativas dos trabalhadores ao realizar o exame de certificação; quais elementos se colocaram como impeditivos para que não dessem continuidade aos estudos e, por fim, se pretendiam dar sequência ao processo de escolarização. Os três primeiros capítulos trazem relatos da própria autora sobre suas experiências com o exame de certificação, da observação do estágio obrigatório da prática da EJA e também um estudo com alguns teóricos, tendo como principais: Anísio Teixeira (2009); Luiz Antônio Cunha (2009) e Demerval Saviani (1996 e 1997); Miguel Arroyo (2005); Maria Clara Di Pierro (2007); Marisa Brandão (2005) e o Parecer CNE/CEB nº 11/2000. Esse estudo teve como objetivo entender as seguintes questões: os diferentes aspectos que estão presentes na realização do exame de certificação e o que esses exames trazem para pensarmos a Educação de jovens e adultos; a história da organização do sistema educacional brasileiro e se ela está de acordo ou não com a perspectiva de uma forma democrática de vida; as diferentes concepções da educação de jovens e adultos, sua inserção no sistema educacional, enquanto modalidade de ensino da educação básica e as políticas públicas direcionadas para a EJA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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