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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Educação de jovens e adultos: a luta pelo direito à educação
Autor(es)/Inventor(es): Fernandes, Rosana Martins
Orientador: Moura, Ana Paula Abreu
Resumo: Esta monografia trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem o objetivo de contribuir para a compreensão do processo de luta pelo direito à educação de pessoas jovens e adultos no Brasil, destacando a busca pela certificação da escolaridade. O grupo pesquisado foi um projeto de extensão de cunho preparatório para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), criado para atender trabalhadores que compõem o quadro de servidores e terceirizados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O curso contou com a participação de 12 trabalhadores e teve a duração de três meses. O estudo se debruçou em observar as expectativas desses sujeitos em relação ao exame e quais interferências o resultado exerceu sobre a vida deles. O intuito foi compreender a real finalidade do exame de certificação e sua influência na vida dos sujeitos da EJA, tendo como objetivos específicos: identificar quais as expectativas dos trabalhadores ao realizar o exame de certificação; quais elementos se colocaram como impeditivos para que não dessem continuidade aos estudos e, por fim, se pretendiam dar sequência ao processo de escolarização. Os três primeiros capítulos trazem relatos da própria autora sobre suas experiências com o exame de certificação, da observação do estágio obrigatório da prática da EJA e também um estudo com alguns teóricos, tendo como principais: Anísio Teixeira (2009); Luiz Antônio Cunha (2009) e Demerval Saviani (1996 e 1997); Miguel Arroyo (2005); Maria Clara Di Pierro (2007); Marisa Brandão (2005) e o Parecer CNE/CEB nº 11/2000. Esse estudo teve como objetivo entender as seguintes questões: os diferentes aspectos que estão presentes na realização do exame de certificação e o que esses exames trazem para pensarmos a Educação de jovens e adultos; a história da organização do sistema educacional brasileiro e se ela está de acordo ou não com a perspectiva de uma forma democrática de vida; as diferentes concepções da educação de jovens e adultos, sua inserção no sistema educacional, enquanto modalidade de ensino da educação básica e as políticas públicas direcionadas para a EJA.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Prática de ensino
Direito à educação
Extensão universitária
Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos,
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERNANDES, Rosana Martins. Educação de Jovens e Adultos: a luta pelo direito à educação. 2018. . Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
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