Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12484
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Expectativa do professor, concepções de matemática e a aprendizagem de matemática na educação infantil: um estudo exploratório na rede municipal do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Lima, Raiane Fernandes de
Advisor: Koslinski, Mariane Campelo
Abstract: Expectativa do professor é um dos fatores observados pela bibliografia da eficácia escolar que focaliza a forma como o professor comunica ao aluno a sua crença em seu desenvolvimento educacional. Ela engloba um conjunto de atitudes associadas à relação professor-aluno capazes de transmitir o estímulo, o incentivo e também o descrédito do primeiro em relação ao segundo. E também se revela no modo do professor comunicar aos alunos o que estima para cada um deles. As concepções matemáticas, no mesmo sentido, estão relacionadas as crenças dos professores sobre o modo de ensinar e aprender matemática. Dessa maneira, o presente estudo pretende observar quais são as expectativas e concepções de matemática dos professores de pré-escola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Também procura identificar associações entre as expectativas dos professores e as concepções de matemática e o desenvolvimento cognitivo dos alunos em matemática, observando a associação entre perfil do alunado/desempenho e expectativa dos professores. Busca através de análises descritivas identificar se existe associação entre a expectativa do professor e sua concepção de matemática e o desempenho em matemática dos alunos. Para isso, foram construídas variáveis utilizando Bases de dados da Secretaria Municipal de Educação e dados cognitivos e contextuais da pesquisa “Linha de Base Brasil: um estudo longitudinal sobre a trajetória de aprendizagem de crianças”, do qual este trabalho é um recorte. A hipótese inicial é de que as expectativas estariam associadas ao perfil das turmas e que haveria uma associação entre expectativa e concepções de matemática e a aprendizagem das crianças. Os resultados indicaram que as expectativas dos professores parecem estar associadas não somente ao nível de desenvolvimento inicial dos alunos, como também ao perfil das turmas. Além disso, a aprendizagem parece estar associada à expectativa do professor, mas o estudo não identificou uma associação entre as concepções dos professores sobre o ensino de matemática e a aprendizagem em matemática.
Keywords: Aprendizagem
Rendimento escolar
Matemática
Educação infantil
Escola pública
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LIMA, Raiane Fernandes de. Expectativa do professor, concepções de matemática e a aprendizagem de matemática na educação infantil: um estudo exploratório na rede municipal do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RLima.pdf405.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.