Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12484
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Expectativa do professor, concepções de matemática e a aprendizagem de matemática na educação infantil: um estudo exploratório na rede municipal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Raiane Fernandes de
Orientador: Koslinski, Mariane Campelo
Resumo: Expectativa do professor é um dos fatores observados pela bibliografia da eficácia escolar que focaliza a forma como o professor comunica ao aluno a sua crença em seu desenvolvimento educacional. Ela engloba um conjunto de atitudes associadas à relação professor-aluno capazes de transmitir o estímulo, o incentivo e também o descrédito do primeiro em relação ao segundo. E também se revela no modo do professor comunicar aos alunos o que estima para cada um deles. As concepções matemáticas, no mesmo sentido, estão relacionadas as crenças dos professores sobre o modo de ensinar e aprender matemática. Dessa maneira, o presente estudo pretende observar quais são as expectativas e concepções de matemática dos professores de pré-escola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Também procura identificar associações entre as expectativas dos professores e as concepções de matemática e o desenvolvimento cognitivo dos alunos em matemática, observando a associação entre perfil do alunado/desempenho e expectativa dos professores. Busca através de análises descritivas identificar se existe associação entre a expectativa do professor e sua concepção de matemática e o desempenho em matemática dos alunos. Para isso, foram construídas variáveis utilizando Bases de dados da Secretaria Municipal de Educação e dados cognitivos e contextuais da pesquisa “Linha de Base Brasil: um estudo longitudinal sobre a trajetória de aprendizagem de crianças”, do qual este trabalho é um recorte. A hipótese inicial é de que as expectativas estariam associadas ao perfil das turmas e que haveria uma associação entre expectativa e concepções de matemática e a aprendizagem das crianças. Os resultados indicaram que as expectativas dos professores parecem estar associadas não somente ao nível de desenvolvimento inicial dos alunos, como também ao perfil das turmas. Além disso, a aprendizagem parece estar associada à expectativa do professor, mas o estudo não identificou uma associação entre as concepções dos professores sobre o ensino de matemática e a aprendizagem em matemática.
Palavras-chave: Aprendizagem
Rendimento escolar
Matemática
Educação infantil
Escola pública
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LIMA, Raiane Fernandes de. Expectativa do professor, concepções de matemática e a aprendizagem de matemática na educação infantil: um estudo exploratório na rede municipal do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RLima.pdf405.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.